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dc.contributor.authorAGUIAR, Carlos Porvenir Torres-
dc.date.accessioned2018-03-05T17:43:33Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1147-
dc.descriptionA educação deve ser também um espaço de diversidade e de respeito aos direitos humanos, o que leva ao sistema educacional debater acerca do tema da inclusão de grupos minoritários. Entre estes grupos estão os grupos de gênero representados por feministas, gays e lésbicas. No Brasil, há muitos estudos sobre a exclusão de mulheres, porém poucos estudos educacionais acerca do tema da diversidade sexual. Essa ausência na educação, provavelmente, tem como causa a predominância de proposições essencialistas e excludentes nos conceitos utilizados para pensar identidades sexuais e de gênero. Este artigo trata da temática da discriminação e preconceito relacionados às relações de gênero e a diversidade sexual no espaço escolar. Constatando a existência de práticas discriminatórias que excluem da escola uma parcela significativa da população por serem sujeitos diversos e não estarem adequados aos padrões hegemônicos das relações de gênero e por assumirem identidades sexuais que escapam à lógica hegemônica da heteronormatividade1. A educação, entendida como uma área privilegiada de compreensão dos direitos, bem como um instrumento fundamental de acesso a eles, é um campo propicio para uma análise sobre as políticas públicas favoráveis à igualdade, e em particular, à igualdade de gênero. Estes são os princípios que orientam este artigo que tem como foco uma análise do Plano Nacional de Educação, aprovado em 25 de junho de 2014 como Lei n° 13005/2014.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titleDiscussão de gênero nas escolas e análise do plano nacional de educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2018-03-06T17:43:33Z-
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