ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1290
Título: Vigilância em saúde no SUS: fortalecendo a capacidade de resposta aos velhos e novos desafios
Autor(es): BRASIL, Ministério da Saúde
Palavras-chave: Vigilância em saúde
Política de saúde
Sistema único de saúde
Data do documento: 2006
Editor: Ministério da Saúde
Citação: BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigilância em saúde no SUS: fortalecendo a capacidade de resposta aos velhos e novos desafios. Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
Resumo: Para compreender a organização atual das práticas de saúde no SUS, é necessário remeter-se não somente a questões epistemológicas, mas também históricas e políticas, pois sua evolução é marcada, inclusive, pela fragmentação de seus objetos e produtos e pela dicotomia entre preventivo e curativo e entre individual e coletivo, dificultando, assim, a construção de uma abordagem de saúde na perspectiva da integralidade. Antes da criação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), na década de 1980, a cisão, do ponto de vista político e organizacional, estava bem estabelecida: de um lado, sob a responsabilidade do extinto Inamps, estavam as ações de assistência à saúde individual; do outro, sob o comando do Ministério da Saúde, encontravam-se as ações de natureza coletiva, vinculadas, essencialmente, à vigilância, à prevenção e ao controle das doenças transmissíveis.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1290
ISBN: 85-334-1306-8
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva - Bibliografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO SUS ok.pdf8,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.