ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1341
Título: Planos e seguradoras odontológicas: do modelo assistencial ao papel regulador da agência nacional de saúde suplementar
Autor(es): SILVA, Adolfo Gabriel Laurentino da
MACÊDO, Davi Paulino
MELO, Eduardo Henriques de
Palavras-chave: Seguro odontológico
Assistência odontológica
Órgãos dos sistemas de saúde
Data do documento: 31-Dez-2017
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as características da atenção e da oferta de serviços em planos e seguros odontológicos. Uma revisão sistematizada com os descritores: odontologia, agência nacional de saúde suplementar e planos odontológicos. Foram empregados como critérios de inclusão: trabalhos nacionais, internacionais, nos idiomas inglês, português ou espanhol sobre o tema, publicados nos últimos 10 anos. Foram excluídos os que fugiram ao tema proposto, textos incompletos e indisponibilidade de aquisição via Biblioteca Virtual em Saúde ou do Programa de Comutação Bibliográfica. Assim, 13 artigos compuseram a amostra final. A análise revelou que o interesse em promover saúde nos beneficiários, não supera a lógica mercadológica e o privilégio pelo lucro prevalece. Por outro lado, a Agência Nacional de Saúde estimula as operadoras a repensarem esse processo de trabalho, já que muitos planos se negam a autorizar procedimentos relacionados à promoção de saúde, nível onde o vínculo e o trabalho de corresponsabilização se materializam, seja pela abordagem integral ou longitudinal dos processos de trabalho e cuidado em saúde. Essa interdisciplinaridade traduz um fazer de profissionais de várias áreas, mais fortes e criativos na solução de problemas do que se trabalhassem isoladamente. Por meio dos dados coletados nesse estudo, foi possível concluir que para superar a lógica mercadológica dominante no campo dos planos e seguradoras de saúde, se faz necessária uma ação mais contundente da Agencia Nacional de Saúde, com adequação do modelo assistencial proposto pelas operadoras de planos de saúde e também da legislação que baliza tais relações.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1341
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL_Planos.pdf196,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.