ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1563
Título: A objetificação do corpo feminino e a negligência das normas nacionais e internacionais no combate ao tráfico humano para fins sexuais.
Autor(es): FERREIRA, Nathalia Oliveira
Palavras-chave: Tráfico de mulheres
Objetificação feminina
Impunidade
Negligência
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a problemática da objetificação do corpo feminino e sua relação com o tráfico de mulheres, frente à uma exposição da negligência das normas que tratam (ou deveriam tratar) sobre o assunto. Nenhum país está imune ao tráfico de pessoas. Embora o perfil das vítimas tenha mudado nos últimos 10 anos, a maioria delas ainda é composta por mulheres e meninas. Esse fenômeno leva a reflexão sobre o atual sistema globalizado, que exclui e marginaliza milhares de cidadãs em seus direitos básicos e/ou fundamentais. Na busca por uma melhora de vida, acabam capturadas por propostas enganosas, tendo suas liberdades aprisionadas e seus corpos violados. Quando conseguem escapar, precisam enfrentar a descrença e o preconceito, além de terem que lidar com o alto índice de impunidade que esse crime possui. O método utilizado na pesquisa foi um estudo descritivo e exploratório, com análise dos dados e através de pesquisas bibliográficas para identificar as causas e importância do problema. Nesse contexto, analisou-se o tratamento referido à mulher ao longo da história e retratou-se a anulação do emocional e psicológico feminino, fato que acontece até os dias de hoje. É preciso alertar que a construção social e cultural dos sexos atribui diferentes espaços de tratamento, e consequentemente de poder para homens e mulheres. Esse crime é causa e consequência de violações de direitos humanos. É consequência de violações de direitos humanos porque se aproveita e se inicia na desigualdade social-econômica e na falta de oportunidades. Por outro lado, o comércio de mulheres também é causa de violação de direitos humanos, uma vez que seu objetivo é a exploração do corpo feminino, retirando a sua cidadania, dignidade e própria a liberdade de ir e vir. Ao observar tudo isso, é imprescindível que esse assunto passe a ser tratado de acordo com a urgência e seriedade que ele envolve
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1563
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Nathalia Oliveira Ferreira.pdf691,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.