ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1740
Título: Fatores determinantes de sobrepeso e obesidade em crianças de 5 a 10 anos residentes no município de Caruaru - PE
Autor(es): SOARES, Alynne Clênia Farias
SILVA, Amanda Franciele da
OLIVEIRA, Francisco Vilar de
Palavras-chave: Obesidade
Baixo peso ao nascer
Hábitos alimentares
Data do documento: 20-Dez-2018
Resumo: O presente estudo buscou identificar as principais correlações entre o baixo peso ao nascer e hábitos alimentares associados ao excesso de peso na infância. Materiais e métodos: Estudo caso controle, realizado no período que compreende os meses de agosto a setembro de 2018. Foram escolhidos randomicamente 220 crianças com idade entre 05 a 10 anos e que se enquadravam dentro critérios da pesquisa e excluídas aquelas que se por algum motivo distanciavam-se destes, sendo avaliadas questões de estado nutricional, hábitos alimentares e peso ao nascer, associados aos principais fatores que relacionam-se com os agravantes. Resultados: Foi observada uma alta correlação entre baixo peso ao nascer e a obesidade, sendo os hábitos alimentares ruins um dos fatores que predominaram em toda amostra. Conclusão: O baixo peso ao nascer teve uma alta correlação com o excesso de peso, no entanto os hábitos alimentares não apresentaram uma correlação direta com a obesidade na infância, já que toda a amostra apresentou maus hábitos alimentares. Os resultados desse estudo permitiram identificar a relação entre esses dois fatores e a obesidade infantil, auxiliando a traçar estratégias de combate a essa patologia.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1740
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALYNNE AMANDA FRANCISCO ASCES.pdf890,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.