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http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2484
Título: | A importância da atividade física na inclusão dos alunos com deficiência |
Autor(es): | LINS, Bruno Rafael da Silva LIMA, Maria Rafaely de NASCIMENTO, Paulo Vitor Ferreira do |
Palavras-chave: | Educação física Deficiente físico Inclusão educacional |
Data do documento: | 5-Dez-2019 |
Abstract: | This study aimed to understand the importance of physical activity for students with disabilities in the school environment. A literature review was conducted, using the qualitative method for analysis of the scientific productions found, based on concepts, methods and techniques for understanding the world, things and phenomena. As inclusion criteria we use scientific articles and books published in Portuguese as the main focus Physical Education, Disability, Educational Inclusion, considering publications from 1996 to 2019. Excluding from this work, articles that do not deal with the inclusion of people ( PCD) in the school environment or not related to physical activity, as well as doctoral and masters theses. Twelve articles were found: 41.6% of the studies evaluating teachers, 25% the disabled and 33.3% are review and association studies related to the theme. It was found that Physical Education is the discipline that has the most tools to act in the teaching-learning process of people with disabilities. Thus, it is up to the teacher, in view of the understanding and knowledge of their students, to think what kind of activity to propose, providing well-planned moments giving the opportunity for students to develop all their skills in an inclusive way, thus legitimizing your right in Physical Education practices. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender a importância da atividade física para os alunos com deficiência no ambiente escolar. Foi realizada uma revisão de literatura, tendo como abordagem o método qualitativo para análise das produções científicas encontradas, fundamentada em conceitos, métodos e técnicas para a compreensão do mundo, das coisas e dos fenômenos. Como critério de inclusão utilizamos artigos científicos e livros publicados em português como foco principal a Educação Física, Deficiência, Inclusão Educacional, considerando-se publicações a partir de 1996 a 2019. Excluindo do referido trabalho, os artigos que não tratam da inclusão das pessoas (PCD) no ambiente escolar ou que não tivessem relação com atividade física, assim como teses de doutorado e mestrado. Doze artigos foram encontrados sendo 41,6% dos estudos avaliando os professores, 25% os deficientes e 33,3% são estudos de revisão e associação relacionados à temática. Constatou-se que a Educação Física é a disciplina que mais dispõe de ferramentas para atuar no processo ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência. Com isso, cabe ao professor, tendo em vista a compreensão e o conhecimento dos seus alunos, pensar que tipo de atividade propor, proporcionando momentos bem planejados dando a oportunidade para que os alunos possam desenvolver todas as suas capacidades de uma forma inclusiva, legitimando assim o seu direito nas práticas de Educação Física. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2484 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física – Licenciatura |
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