ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2486
Título: As referências que fundamentam a capoeira nas aulas de educação física
Autor(es): SILVA, Eddir Gabriel José da
SILVA, Leandro Pimentel
SILVA, Marcelo Bezerra da
Palavras-chave: Capoeira
Educação física
Escola
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente estudo trata-se de uma revisão descritiva, que tem por objetivo analisar o referencial teórico dos livros de metodologia do ensino da Educação Física que aborde o conteúdo capoeira, bem como, discutir a história da capoeira e como ela se apresenta na modernidade, além de descrever os documentos dos (PCNs) 1998 e da (BNCC) 2017 que fundamentam a Educação Física. Foram selecionados 7 livros, 2 documentos nacionais de educação, 4 documentos de lei nacional, 3 artigos, 1 tese e uma 1 dissertação encontradas nas plataformas de pesquisa Scielo (Scientific Electronic Library Online), Plataforma Capes e repositório da UFPE e PUC SÃO PAULO. Dos 7 livros selecionados 4 foram de metodologia do ensino da Educação Física. Diante dos dados obtidos, é possível apontar que as referências que fundamentam a capoeira no contexto escolar, propõe a discussão do contexto histórico-social-político no qual a capoeira surgiu e de sua pluralidade cultural. Porém dos livros selecionados de metodologias para o ensino da Educação Física, somente 2 apresentam propostas metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem da capoeira nas aulas de Educação Física.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2486
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física – Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.pdf221,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.