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Título: Programa saúde na escola: a contribuição para o enfrentamento da questão social
Autor(es): FERREIRA, Eduarda Sabrina
Palavras-chave: Intersetorialidade
Questão social
Política de saúde
Política de educação
Data do documento: 5-Dez-2019
Abstract: The work entitled SCHOOL HEALTH PROGRAM: the contribution to the confrontation of the social issue which aimed to Understand the intersectoriality experienced in the Health at School Program in Caruaru and its contribution to answer the expressions of the “ social question” in the municipality of Caruaru, In order to achieve the objectives of the study a qualitative approach was performed inthe survev and tratament of data. Starting with the discussion of the problems faced to guarantee the objectives provided for in the Nacional Policy of primary Care – PNAB, through the accumulated debate of the Federal Council of Social Service – CFESS regarding the issue in the contexto of reduced resources of social policies. Following, it was identified in the School Health program the typified procedures for the performance of NASF teams to ensure their goals and was conducted, through semi-structured interview, the approach with the NASF team responsible for most of the strategies of te PES. In view of the whole process experienced for the conclusion of this Project taking into consideration the entire the difficulties presented here, as well as the results o four field work, it is importante to highlight that we evidenced that the PSE is extremely important for the addressing the soial issue due to the comprehensiveness of health and education, in gaps existing in our Society. The research points to the need to strengthen the intersectorial bond between the two polices, as well as the need for reordering and reorganization of the work pocess for a better outcome of the action.
Resumo: O trabalho intitulado PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: a contribuição para o enfrentamento da questão social, que teve por objetivo Compreender a intersetorialidade vivenciada no Programa Saúde na Escola em Caruaru e a sua contribuição para responder as expressões da “questão social” no município de Caruaru, para consecução dos objetivos do estudo foi realizada uma abordagem qualitativa no levantamento e tratamento dos dados. Iniciando pela discussão da problemática enfrentada para a garantia dos objetivos previstos na Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, por meio do debate acumulado do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS frente à questão no contexto de redução dos recursos das políticas sociais. Seguindo, foi identificado no Programa Saúde da Escola os procedimentos tipificados para atuação das equipes NASFs para a garantia de seus objetivos e foi realizado, por meio de entrevista semiestruturada, a abordagem com a equipe do NASF, responsável pela maior parte das estratégias do PSE. Tendo em vista todo o processo vivenciado para a conclusão desse projeto, levando em consideração todo o espaço temporal, as dificuldades aqui apresentadas, bem como os resultados do nosso trabalho de campo, é importante destacar que evidenciamos que o PSE é de extrema importância para o enfrentamento da questão social, devido a abrangência da saúde e da educação , em lacunas existente em nossa sociedade. A pesquisa aponta para a necessidade do fortalecimento do vínculo de intersetorialidade entre as duas políticas, bem como a necessidade de reordenação e reorganização do processo de trabalho para um melhor resultado da ação.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2535
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