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Título: Efeitos terapêuticos de um protocolo de exercícios posturais em escolares do ensino fundamental
Autor(es): MENEZES, Adrielle Fernanda Oliveira
FRANÇA, Larissa Silva de Sousa
SILVA, Yasmin Tabosa Pereira da
BARBOSA, Soraya Santos Alves
SOUZA, Carlos Eduardo Alves de
Palavras-chave: Postura
Coluna vertebral
Estudantes
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: A má postura e excesso de cargas no corpo de jovens e crianças na fase escolar, favorece em grande proporção a possibilidade de se adquirir doenças relacionadas à coluna vertebral. Logo a intervenção postural é necessária, pois, adotando posturas erradas e movimentos inadequados, o aparecimento de dor e diminuição da flexibilidade na coluna vertebral e desvios posturais são frequentes. Objetivo: Contribuir na elucidação dos efeitos terapêuticos, através de exercícios, na flexibilidade e alinhamento postural de estudantes do ensino fundamental considerando os seguintes aspectos: especificidade, intensidade e duração. Casuística e Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção, controlado e randomizado. Os participantes foram submetidos a um protocolo de exercícios que era realizado duas vezes na semana com duração de 20 minutos e era realizadas três avaliações, antes, durante a após o protocolo de intervenções Resultados: A retificação torácica no grupo de intervenção foi a alteração postural mais frequente (61.5 %). No entanto constatou-se um aumento do alinhamento postural e aumento da flexibilidade na região cervical e toracolombar na 6ª semana de avaliação no grupo de intervenção com o valor superior a (p ≤ 0,05) em relação a comparações feitas entre os grupos de intervenção e o grupo controle. Conclusão: Os resultados indicam que há mudança no controle postural relacionado à manutenção do alinhamento postural e flexibilidade da coluna vertebral em crianças na faixa etária estudada. Porém espera-se que futuramente se obtenha mais estudos que comprovem a efetividade de um protocolo de exercícios a longo prazo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2889
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