ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3318
Título: Identificação de fragilidades nas ações e serviços de unidades básicas que funcionam como campo de atuação para equipes de residência multiprofissional de um centro universitário no agreste de Pernambuco
Autor(es): MELO, Thayná da Silva
DINIZ, Jennyfer Soares
FERREIRA JÚNIOR, Djair de Lima
Palavras-chave: Sistema único de saúde
Estratégia saúde da família
Atenção primária à saúde
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: O modelo de saúde atual prioritário no Brasil é a Estratégia da Saúde da Família (ESF), que visa organizar a Atenção Primária à Saúde (APS) baseando-se nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), favorecendo a ampliação da resolutividade da atenção básica. Preferencialmente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o contato inicial da comunidade, sendo assim, devem ser a principal porta de entrada do acesso aos serviços de saúde. Contudo, os problemas gerados em decorrência das fragilidades no funcionamento das UBS estão presentes desde os primórdios do SUS, comprometendo a resolução dos seus casos e todo o fluxo assistencial dos serviços de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais as fragilidades existentes nas UBS do território sanitário de um centro universitário no agreste de Pernambuco. Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal e descritivo, onde foram analisadas 11 UBS pertencentes ao referido território. Foram interrogados através de formulário 11 profissionais atuantes nestas equipes. Os resultados obtidos demonstraram que no contexto geral, a APS atende aos requisitos previstos pela PNAB sob as perspectivas dos parâmetros que foram avaliados no estudo. Dentre todas atividades desempenhadas pelas unidades, uma média 86,54% representou o percentual efetivamente executado pelas UBS, indicando um índice de fragilidades relativamente baixo. O referido estudo possibilitou identificar aspectos relevantes que podem influenciar na qualidade, no funcionamento e na assistência à saúde da atenção básica.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3318
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - tcc - biomedicina..pdf302,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.