Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COLARES, Karla Taísa Pereira | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Wellington de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T17:22:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3509 | - |
dc.description | A formação profissional em saúde, historicamente, tem sido baseada em métodos de ensino tradicionais, fundamentados numa formação conteudista e tecnicista. No entanto, nas últimas décadas, tem se discutido a respeito da eficiência desse modelo em formar profissionais com espírito crítico reflexivo, aptos a resolver problemas na sua realidade, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s). Neste contexto, se abrem as discussões sobre o uso de metodologias ativas na formação profissional em saúde. O objetivo deste estudo é analisar a produção científica sobre o uso de metodologias ativas na formação profissional em saúde. Pretende se ainda, discorrer brevemente sobre a formação e atuação do docente da área de saúde. Trata-se de uma revisão narrativa realizada a partir da pesquisa bibliográfica em artigos científicos indexados nas bases de dados Scielo, e Capes Periódicos, livros, documentos públicos e outras publicações de cunho científico disponíveis on-line. A literatura tem se reportado às metodologias ativas como estratégia relevante no Ensino em Saúde, capaz de estimular no discente a autonomia, a reflexão, a criticidade e a capacidade de solucionar impasses, aproximando o conhecimento teórico e técnico da realidade. Apesar do crescente movimento para o uso dessas metodologias, evidencia-se uma predominância ao ensino tradicional. O uso das metodologias ativas constitui ainda um desafio, pois, requer a ruptura de paradigmas e revela uma ausência e/ ou deficiência na formação pedagógica dos docentes. Percebe se ainda, uma escassez de estudos que abordem os aspectos avaliativos bem como, o nível de satisfação dos estudantes da saúde no âmbito das metodologias ativas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional em saúde | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino em saúde | pt_BR |
dc.subject | Escola nova | pt_BR |
dc.title | Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2023-05-24T17:22:22Z | - |
Aparece nas coleções: | Bibliografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodologia_ativas_na_formação_profissional_em_saúde.pdf | 500,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.