ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3528
Título: O papel das câmaras municipais durante o período colonial no brasil: um estudo sobre as câmaras municipais do Brasil sobre um determinado período (1532-1822)
Autor(es): ASSUNÇÃO, Murilo Henrique
Palavras-chave: Câmaras municipais
Colônia
Path dependence
Neoinstitucionalismo histórico
Capitalismo mercantil
Data do documento: 12-Jun-2023
Resumo: Essa pesquisa tem como escopo retomar a história colonial brasileira no que se refere ao surgimento do seu espaço de política, por meio das câmaras municipais, ainda em 1532, em São Vicente. O objetivo é entender o surgimento das câmaras municipais e seu papel no contexto do capitalismo mercantil e a submissão à Coroa Portuguesa. A metodologia desse trabalho é a pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. A teoria utilizada para interpretação dos dados é o neoinstitucionalismo histórico, por meio do conceito de path dependence. A base teórica nos possibilitará entender de que forma a trajetória da construção da política no Brasil, submetida a interesses externos e ao capitalismo agroexportador, trouxe uma institucionalização elitista, autoritária, patrimonialista, clientelista e personalista, que trouxe pouca ruptura dentro da estrutura política brasileira.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3528
Aparece nas coleções:TCC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Administração Pública..pdf253,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.