Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Allan Freitas de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Laura Campos Cintra | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T13:31:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3535 | - |
dc.description | Com o impacto do vírus COVID-19, todos os serviços classificados como não essenciais tiveram que se adequar à nova realidade. A Lei de Diretrizes Educacionais estabelece que a educação é obrigatória mesmo em situações emergenciais. Com as suspensões das aulas na modalidade presencial, em 17 de março de 2020 pelo decreto n° 343 do Ministério da Educação e em conjuntura com o decreto n° 48810 do Estado de Pernambuco, as aulas passaram a ser ministradas na modalidade remota. Diante deste quadro, e considerando a desigualdade de ensino que permeia a realidade educacional pernambucana, propomos essa pesquisa com o objetivo de responder à seguinte questão norteadora: A educação como direito de todos e dever do Estado e da família, foi garantida no período de isolamento social? A luz das diretrizes legislativas brasileiras. O propósito foi identificar as medidas adotadas pelas secretarias de educação, do Estado de Pernambuco e das cidades que compõem o Sertão do Moxotó, para garantir o cumprimento da grade curricular educacional, bem como, a qualidade de ensino. Além disso, identificar também, se houveram e quais foram as medidas adotadas pelo Estado e municípios em relação a questões correlatas ao ensino remoto, que impactam frontalmente o acesso a essa modalidade de educação, tais como: desigualdade digital e questões socioeconômicas. Para obtermos essas informações foi usado a metodologia descritiva a análise foi qualitativa com base em pesquisas bibliográficas, documentais, sites oficiais, redes sociais, artigos científicos e casos práticos. Por fim, esse estudo também aponta os impactos na saúde mental dos alunos, e uma previsibilidade dos impactos do ensino remoto a longo prazo na economia nas próximas décadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Sertão do Moxotó | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade digital | pt_BR |
dc.title | O direito ao acesso à educação em tempos de pandemia: reflexões a partir das medidas adotadas no estado de pernambuco e sertão do moxotó | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2023-08-09T13:31:59Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VERSÃO FINAL .pdf | 228,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.