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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Allan Freitas de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Laura Campos Cintra-
dc.date.accessioned2023-08-08T13:31:59Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3535-
dc.descriptionCom o impacto do vírus COVID-19, todos os serviços classificados como não essenciais tiveram que se adequar à nova realidade. A Lei de Diretrizes Educacionais estabelece que a educação é obrigatória mesmo em situações emergenciais. Com as suspensões das aulas na modalidade presencial, em 17 de março de 2020 pelo decreto n° 343 do Ministério da Educação e em conjuntura com o decreto n° 48810 do Estado de Pernambuco, as aulas passaram a ser ministradas na modalidade remota. Diante deste quadro, e considerando a desigualdade de ensino que permeia a realidade educacional pernambucana, propomos essa pesquisa com o objetivo de responder à seguinte questão norteadora: A educação como direito de todos e dever do Estado e da família, foi garantida no período de isolamento social? A luz das diretrizes legislativas brasileiras. O propósito foi identificar as medidas adotadas pelas secretarias de educação, do Estado de Pernambuco e das cidades que compõem o Sertão do Moxotó, para garantir o cumprimento da grade curricular educacional, bem como, a qualidade de ensino. Além disso, identificar também, se houveram e quais foram as medidas adotadas pelo Estado e municípios em relação a questões correlatas ao ensino remoto, que impactam frontalmente o acesso a essa modalidade de educação, tais como: desigualdade digital e questões socioeconômicas. Para obtermos essas informações foi usado a metodologia descritiva a análise foi qualitativa com base em pesquisas bibliográficas, documentais, sites oficiais, redes sociais, artigos científicos e casos práticos. Por fim, esse estudo também aponta os impactos na saúde mental dos alunos, e uma previsibilidade dos impactos do ensino remoto a longo prazo na economia nas próximas décadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectSertão do Moxotópt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectDesigualdade digitalpt_BR
dc.titleO direito ao acesso à educação em tempos de pandemia: reflexões a partir das medidas adotadas no estado de pernambuco e sertão do moxotópt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-08-09T13:31:59Z-
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