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http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/591
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jade Carolina Cordeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-07T13:23:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/591 | - |
dc.description | A presente monografia trata da educação inclusiva como instrumento para proporcionar a todos que frequentem a escola um ambiente igualitário, onde sejam respeitadas as singularidades de cada aluno, visando uma educação multidisciplinar pautada nas diversas formas de aprendizagem e não apenas aos métodos antiquados do ler e escrever. Esse modelo de educação propõe que todos os alunos devem estar nas salas regulares de aula, sem exceções e possui como objetivo a inclusão na escola de todas as pessoas que de alguma forma foram excluídas deste ambiente ao longo da história. No Brasil, a política de educação inclusiva está voltada principalmente para as pessoas com deficiência, durante muito tempo tratadas pela sociedade e pelas escolas como incapazes. Com o passar dos anos, muitas mudanças consideradas de grande importância ocorreram e, com a promulgação da constituição da república federativa do Brasil de 1988, visando uma sociedade mais justa e igualitária, adveio como um dos fundamentos da república a dignidade da pessoa humana e o direito de todos à educação e à igualdade. Em paralelo, surgiam diversos documentos internacionais que buscavam a igualdade das pessoas com deficiência e o direito a uma educação com qualidade, todos embasados na declaração universal dos direitos humanos de 1948. Neste trabalho serão analisadas, através de pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e legislativa, a evolução do direito à educação das pessoas com deficiência, todas suas lutas e conquistas alcançadas durante uma longa trajetória, marcada pela desigualdade e pelo preconceito, assim como os dispositivos vigentes no ordenamento pátrio que trazem inúmeros avanços em benefício das pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Igualdade | pt_BR |
dc.subject | Dignidade | pt_BR |
dc.title | A educação inclusiva como direito humano e fundamental: um estudo dos dispositivos da legislação internacional, constitucional e infraconstitucional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2017-04-08T13:23:44Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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