ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/594
Título: Abandono afetivo inverso: a responsabilidade civil dos filhos para com os pais idosos
Autor(es): BARROS, Erika Emanuelle de
Palavras-chave: Abandono afetivo inverso
Responsabilidade civil
Dano moral
Data do documento: 6-Dez-2016
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo, o aprofundamento no estudo do instituto do abandono afetivo inverso e a possibilidade da responsabilização civil que traz consequentemente as ações indenizatórias, e, por meio destas é possível a minimização dos inúmeros malefícios trazidos aos idosos por tal situação familiar, não somente pela prestação pecuniária mas também como caráter preventivo, trazendo à tona os idosos como vítimas de tal abandono. O trabalho em questão viabiliza a compreensão da concepção jurídica, social e cultural do idoso como também seu papel nas sociedades antigas e sua importância na sociedade atual, suas memórias e ações contributivas para o desenvolvimento cultural da sociedade. Bem como, aborda os principais pressupostos da responsabilidade civil, sua origem e caracterização, as responsabilidades subjetivas e objetivas, e o dever de indenizar. Através do metodologia dedutiva, a pesquisa se aprofunda no princípio da afetividade e de como o abandono afetivo é abordado no direito brasileiro, e seus liames que caracterizam a teoria do desamor. Versando sobre análises atuais acerca do tema e aplicações análogas do abandono afetivo, através de pesquisas bibliográficas é possível a compreensão da importância que tal instituto traz para as relações familiares atuais. O trabalho que se segue discute as problemáticas encontradas e direciona possíveis meios de aplicação de tal instituto.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/594
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Depósito final- monografia ERIKA-ABANDONO AFETIVO INVERSO A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS FILHOS PA2.pdf458,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.